ATENDIMENTO PSICOLÓGICO

Como funciona o agendamento?

O agendamento dos atendimentos psicológicos se dá no preenchimento da ficha de entrevista inicial a ser entregue na sala 23 do Projeto Casulo Cuidar. Após preenchimento agendar com o colaborador ou psicóloga o horário e dia de atendimento.

“CASULO CUIDAR” ATENDIMENTO PSICOLÓGICO A ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS

COMO FAZEMOS

Os atendimentos Psicológicos

Em 2024.2 totalizamos 1.050 (Hum mil e cinquenta), horas de atendimentos todos realizados por profissionais psicólogas de formação e em formação permanente em Psicanálise. Realizamos supervisão dos atendimentos, fazemos análise pessoal, sobre isso

“ Quinet (2013, p. 95), afirma que: “com Freud aprendemos que a própria análise do analista é a condição para seu exercício”[…]. Participamos de comunidades que estudam a psicanálise.

No Casulo Cuidar Atendemos estudantes de graduação, pós-graduação, técnicos adimistrativo e docentes da UFPI. É uma atividade que funciona no Centro de Ciência Humanas e Letras – CCHL – Salas 23 e 24. Recebemos apoio da atual direção na pessoa da Profa. Dra Edna Maria Goulart Joazeiro. Somos um grupo de psicólogas voluntárias e uma docente psicóloga efetiva, juntas sustentamos e garantimos a continuidade dos atendimentos no “Casulo Cuidar.” A ética da Psicanálise orienta e conduz esse fazer que tem fundamento na literatura freudiana e seus interlocutores na atualidade.

O acolhimento da demanda Psicológica

A Acolhida da demanda Psicológica ocorre mediante convite dos cursos de graduação para a semana de abertura do semestre letivo, outra ação é receber o estudante na sala 24 CCHL, o mesmo recebe um formulário, preenche e devolve . Na devolutiva do formulário, é agendado um primeiro atendimento, como condição prévia para identificar e mobilizar forças para compreender os modos de adoecimento psíquico durante o tempo da graduação. Aqui deixamos que elas falem de si, para compreender os modos como são afetadas na sua singularidade.

AS ENTREVISTAS PRELIMINARES

Quando recebemos uma pessoa para o atendimento individual, temos o cuidado de orientar o passo a passo da condução das escutas. Do preenchimento da Formulário inicial de modo que ele compreenda a sua implicação no processo de atendimento e resolutividade dos conflitos inerentes a queixa formalizada. Conduzida conforme orientação freudiana e seus interlocutores. Freud (1911-1913, p. 165), nesse tempo “faz-se apenas uma sondagem, […] conversas e perguntas durante a sessão”, […] para conhecer o caso e decidir se é apropriado para a análise […]. vale salientar que “esse ensaio preliminar já é o começo da análise, e deve seguir as as regras da mesma”. Para Quinet (2013, p.13), Freud denominava esse momento de “tratamento de ensaio” tendo Freud nos legado a incumbência de reinventá-las a cada vez que, como psicanalistas, autorizamos o começo de uma análise.

HORAS DEDICADAS AOS ATENDIMENTOS

No período letivo de 2024.2 temos registrado uma carga horaria de atendimentos que chegou a perfazer uma média de 1.352 (Hum mil trezentos cinquenta e duas) horas no semestre. Realizados diariamente conforme agendamento do estudante com as psicanalistas.

O ATENDIMENTO PSICOLÓGICO

Acolhemos demandas encaminhadas por docentes, coordenadores, Pró-Reitória de Assuntos Estudantis e Comunitários – PRAEC e por demanda espontânea. Por ser uma ação cadastrada na Pró-Reitoria de Extensão, acolhemos demanda externa a partir do que preconiza as ações de extensão. O importante é que estamos mantendo os atendimentos às juventudes no espaço da universidade com respeito as singularidades das juventudes.

Segundo afirma Sena (2018, p.102) […] Toda a condução e responsabilização da escuta é de única responsabidade da psicóloga que atende e dos acadêmicos que são atendidos no Casulo Cuidar. Com uma única regra “[…] correlata à própria estrutura do campo psicanálítico[…]”, a da Associação livre.

Um atendimento que é conduzido pela entrevista preliminar, com identificação da queixa e sua apreciação, seguida da decisão do analista aceitar a escuta. Quinet (2013, p.7) afirma que […] em cada análise que damos início é um novo ato “ato inaugural de Freud ao inventar a psicanalise abrindo o inconsciente a sua formalização.”

Para o atendimento três tarefas explicitadas pela psicanálise A própria análise do analista é a condição para seu exercício, […] (2013, p. 95), a formação permanente, a Supervisão CONTINUA.

Quinet (2013,p.35), afirma que “Lacam conservou a condição do divã bem como as entrevistas preliminares: duas condições intimamente ligadas, uma vez que a indicação do divã pontua o fim dessas entrevistas, marcando a entrada em análise”. Esta é a condução que adotamos por “tratar-se de buscar o fundamento ético a todo e qualquer procedimento técnico”[…]. Como é possível observar, a condução de todo o atendimento psicológico envolvem nossas ações e nos levam a compreender que todos o nosso fazer compoem e nossa identidade são organizadas e planejadas conforme o amparo epistemológico da psicanalise.

A Supervisão dos Atendimentos

Segue as Orientações da literatura freudiana e autores contemporaneos e conforme sinaliza cronograma das psicanalistas. Segundo Roudinesco (1998,p.747) […] Todas as correntes […] admitem como norma a necessidade de no futuro psicanalista complementar sua análise didática através de pelo menos uma supervisão, em geral conduzida por outro psicanalísta que não o didata. Entretanto, as modalidades desse processo são diferentes.

SAÚDE MENTAL

O conceito de Saúde Mental que tomamos como referência para os estudos tem seu amparo epistemológico na obra.

Dicionário de Psicologia Política Latino-Americana

A obra é destaque na Psicologia Política da América Latina incluindo paises como Brasil, Colômbia, Argentina, Paraguai, Uruguai, Venezuela. Paises da Europa como a Espanha e Dinamarca. É dela que extraimos o verbete SAÚDE MENTAL para pensar as ações do Casulo Cuidar.